segunda-feira, 12 de abril de 2010

São Mateus


São Matheus foi um apóstolo chamado Levi ou Matheus de Levite.Ele provavelmente nasceu na Galilea e trabalhou como coletor de impostos em Capharnaum quando Cristo o chamou para o seguir.São Matheus é o autor do primeiro evangelho escrito entre os anos 60 e 90.Escrito provavelmente em Hebraico ou em Aramaico na sua forma original. Alguns escolares acham que provavelmente São Matheus estava na Antiópia, Síria quando escreveu o Evangelho.
Ele pregava em Jerusalem e depois foi para a Etiópia. São Matheus no seu Evangelho, provê um retrato extremamente bem feito de Cristo, inclusive sua genealogia, ministério, paixão, e ressurreição.
Todo o seu evangelho é destinado a provar o verdadeiro reconhecimento de que Cristo era o Messias. São Matheus é representado no arte litúrgica por um anjo segurando uma lança, uma moeda e uma pena.
Sua festa é celebrada no dia 21 de setembro.
Ele é o padroeiro dos contadores, oficiais alfandegários, fiscais financeiros, conselheiros fiscais, operadores em bolsa de valores,ecomistas, Salermo-Itália, guardas de segurança de valores, coletores de impostos e cobradores de impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário